
Atuação
O que é a orientação psicológica?
A orientação psicológica é semelhante à psicoterapia, porém é mais pontual. Limitada a quatro ou cinco sessões, a orientação serve como auxílio momentâneo para responder a uma situação difícil: uma decisão de trabalho difícil a ser tomada, um término, uma discussão familiar, entre outros. Nesse caso o terapeuta acolhe o cliente, seus questionamentos e suas emoções relacionadas, e ajuda o cliente a avaliar a situação e suas consequências de forma distinta.
Se a sua demanda é complexa a ponto de exigir mais do que o número estipulado de sessões, ela é uma demanda de acompanhamento psicoterapêutico, não de orientação psicológica.
O que é a psicoterapia?
A psicoterapia é um tratamento colaborativo entre a pessoa que busca auxílio (o cliente) e um profissional proficiente em técnicas terapêuticas (o terapeuta). Através da fala e da relação com o terapeuta, o cliente pode reexaminar, reestruturar, cuidar e enfrentar questões emocionais e psíquicas com as quais esteja lidando. Ela provém um espaço e um momento livre de julgamentos para explorar o que lhe aflige e ajudar a encontrar formas saudáveis de lidar e processar os problemas, seja individualmente ou em grupo.
Por isso mesmo, a terapia abrange diversos aspectos da vida do cliente: de questões de relacionamento, familiares, de trabalho, de estresse ou da saúde física a crenças pessoais, autoestima e compreensão de si mesmo. Quando se sente que algo, ou muitos algos, podem ser demais para lidar sozinho, o acompanhamento terapêutico pode lhe dar o apoio que você precisa.
No momento, ofereço serviço de terapia individual seguindo a abordagem da terapia cognitiva comportamental (que você pode ler mais sobre em Abordagem). Dessa forma, proponho a escuta e o cuidado mais individualizado às demandas dos meus clientes. Com clientes crianças ou adolescentes, trabalho junto ao cliente e à família para auxiliar ambos durante o tratamento, com espaços de escuta para os pais e para a criança ou adolescente.
Os atendimentos podem ser presenciais, no meu consultório, ou on-line através de uma plataforma de vídeo chamada. Quer saber um pouco mais sobre como isso funciona? Pode entrar em Contato.
O que é a avaliação psicológica?
A avaliação psicológica é uma investigação mais profunda a respeito de uma demanda específica, como casos de distúrbios do sono, déficits cognitivos, necessidades específicas de pessoas neurodivergentes ou indicativos de transtornos de humor ou personalidade. A avaliação usa somente de instrumentos cientificamente validados e confiáveis, com objetivo de juntar informações mais a fundo a respeito da demanda e fundamentar a tomada de decisão do psicólogo, do cliente e/ou de outras partes (como os responsáveis ou autoridades jurídicas).
A minha experiência é em especial com avaliação cognitiva (atenção, memória, inibição), de transtornos de humor e distúrbios do sono. Acredita que talvez precise avaliar mais a fundo uma dessas questões? Pode entrar em contato comigo.
Minha abordagem
A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é uma abordagem dentro da psicologia que identifica a percepção e as crenças como fundamentais para o comportamento do indivíduo. Ou seja, a forma com que você vê as situações, influenciada por suas crenças pessoais e visão de mundo, influem como você se comporta nele e como interage com o ambiente e os outros.
Uma pessoa ansiosa pode ver uma situação de falar em público como bastante estressante, devido à ideia de que não sabe se expressar bem com palavras. Essa pessoa pode então demonstrar o comportamento de evitar situações em que precise falar em público e recusar oportunidades de trabalho ou pessoais por esse receio. Isso é um exemplo evidente de como as crenças podem influir nas nossas ações.
A TCC foca, portanto, na identificação junto ao cliente de crenças e vieses que podem estar influenciando suas ações (chamadas crenças maladaptativas), e no reconhecimento de padrões de comportamento fundamentados por essas crenças. Por um lado, a TCC busca investigar a origem dessas crenças maladaptativas e apoiar o desenvolvimento de crenças mais saudáveis que contribuam para melhor qualidade de vida do cliente; por outro lado, também busca intervir nos padrões de comportamento para auxiliar o cliente a reconhecer e quebrar ciclos negativos, agindo de forma mais efetiva para a própria saúde.
A TCC é considerada padrão-ouro no tratamento de diversos transtornos psicológicos e emocionais, como a ansiedade, depressão, de distúrbios do sono, psicossomáticos, fobias e traumas. Ela também se mostra bastante efetiva no acompanhamento de questões pessoais como luto, dificuldades profissionais e de relacionamento.
Você tem alguma dúvida a respeito da atuação da TCC e como ela pode ajudar com o que está lhe afligindo? Estou disponível para tirar suas dúvidas. Pode entrar em contato.
