Psicologia no Dia a Dia: Bloqueio Criativo
- Nathalya Lima
- 29 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Como lidar com bloqueio criativo?
Muitas situações da vida requerem certa dose de criatividade: a elaboração de um projeto no trabalho, a criação de conteúdo para divulgação da sua loja, a melhor forma de expor seus dados em uma apresentação na escola ou faculdade, ou a criação de arte como um hobby. Por isso mesmo, uma dificuldade recorrente a muitas pessoas é a quebra no fluxo dessa criatividade - o tão famoso e temido bloqueio criativo.
Separei alguns pontos que podem te ajudar a lidar com esse problema tão comum!
1. Faça uma pausa: Tanto o cansaço quanto a frustração podem aumentar o seu bloqueio criativo, especialmente se você está produzindo há muitas horas. Nesses momentos, é melhor dar uma pausa no computador ou na sua mesa de trabalho. Alguns minutos para esticar as pernas, tomar uma água ou bebida quente, e limpar sua mente podem lhe ajudar a diminuir essa frustração e o bloqueio resultante. No entanto, é importante evitar a vontade de checar as redes sociais e mídias enquanto isso! Você quer dar à sua mente tempo para espairecer, não alimentá-la com mais informação para digerir.
2. Reflita sobre seus medos: Medos comuns ao redor do processo criativo incluem o medo do julgamento dos outros, o medo de cometer erros, e as expectativas irreais de produtividade. Esses medos podem lhe fazer hesitar em colocar suas ideias em prática, ou lhe fazer "empacar" durante o processo. Identificar esse "medo criativo" vai lhe permitir pensar em estratégias para lidar com ele.
3. Veja outras perspectivas: Falar com outra pessoa é uma estratégia válida para lidar tanto com o medo quanto com o cansaço no contexto criativo. O simples ato de contar sua história a outra pessoa já pode lhe ajudar a organizar mentalmente seus pensamentos e permitir ver uma nova saída para seu bloqueio. Além disso, familiares, amigos, colegas e veteranos da sua área podem perceber detalhes ou aconselhar soluções que você não tenha considerado ainda. Algumas vezes, só ter alguém com quem dividir suas frustrações e receios sem culpa já é um grande benefício.
4. Relembre o que te motiva: Algo lhe motivou a começar o que você está criando. De onde veio esse primeiro impulso? Como essa motivação lhe fez sentir? Essa reflexão pode ajudar a retomar o seu foco inicial e ligar mais uma vez o gás da sua criatividade.
5. Ponha em prática: Criar sem grandes expectativas pode parecer difícil quando se tem um prazo ou sua autocobrança é forte. Apesar disso, é uma das melhores maneiras de diminuir o medo e a ansiedade relacionados ao que você quer criar. Jogar diversas ideias no papel (ou na tela!) sem o peso da expectativa ou a busca pela "ideia perfeita" é uma ótima forma de recobrar o fluxo da criatividade perdida, e pode lhe fornecer as sementes para amadurecer mais tarde exatamente o que você precisava.
Há muitas outras estratégias e técnicas para tentar contornar o bloqueio criativo, mas essas foram algumas mais fáceis de colocar em prática no dia a dia.
Comments